Arquidiocese de Braga -

17 agosto 2025

Hastear da bandeira inicia hoje as festas em honra da Senhora da Bonança

Fotografia Arquivo DM

DM - Joaquim Martins Fernandes

A edição de 2025 das festividades em honra de Nossa Senhora da Bonança, padroeira dos pescadores de Fão, no arciprestado de Esposende, iniciam-se hoje com a cerimónia do hastear da bandeira. «A Comissão de Festas em honra da Nossa Senhora da Bonança tem a honra der convidar a com unidade e devotos da Senhora da Bonança a estarem presentes na cerimónia do hastear da bandeira», convidou a organização das festividades da padroeira da comunidade piscatória de Fão. A cerimónia realiza-se às 12h na Capela da Senhora da Bonança, precisa a Comissão de Festas, que é constituída por vários voluntários que têm como objetivo de dar continuidade à tradicional Romaria em honra da Nossa Senhora da Bonança de Fão, protetora dos pescadores, e estimular o convívio entre gerações.

As festas, que vão prolongar-se até ao dia 31 de agosto, destacam-se pela realização de uma «imponente procissão». A caminhada de fé em honra da Senhora da Bonança realiza-se no dia 31, às 16h. Incorpora muitas dezenas de figurantes e destaca-se pela realização de um sermão, em plena praia. Este ano, a celebração encerra com a entrega de uma coroa de flores à protetora dos pescadores, que será simbolicamente colocada em mar pela escola de Surf LUHU.

O dia maior da romaria começa às 11h com uma missa campal ao largo da Capela, que abre espaço para um “Picnic Fangueiro”. A “digestão” é feita ao ritmo da Banda de Música de Vila Nova de Anha, a partir das 14h30, e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Fão, que entram no recinto da festa às 15h45.   

O programa maior das festividades arranca no dia 29 de agosto, com a realização de uma procissão de velas às 21h, que sai da igreja matriz de Fão em direção à Capela da Senhora da Bonança. Após a conclusão do cortejo religioso, sobe ao paco a Ronda Típica da Associação de Moradores do Bairro da Misericórdia de Barcelos, que garante a animação musical da noite.

No dia 30 de agosto, as atvidades integram arruada de Zés Pereiras, a partir das 9h, jogos tradicionais às 15h e atuação do grupo Zeca Adegas, a partir das 21h30. 

Para garantir a realização das festividades, a Comissão de Festas promoveu um “peditório porta a porta”, que é a maior fonte de receitas da realização. A Comissão de Festas assume o desafio de fazer com que as festividades da Senhora da Bonança voltem a ser uma grande  festa e, foi nesse espírito, que «publicamente», apelou «à vossa generosidade e contributo» da população e dos devotos.

Também os interessados em participar da «imponente peregrinação» foram solicitados para fazerem atempadamente as respetivas inscrições.